O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua com aprovação superior a 50%, segundo os dados divulgados pela AtlasIntel/Bloomberg na última quinta-feira (31). A pesquisa aponta que 50,7% dos brasileiros aprovam a atuação do presidente, enquanto 45,8% desaprovam, e 3,6% dos entrevistados ainda não formaram uma opinião. Esse levantamento possui uma margem de erro de dois pontos percentuais, e o nível de confiança é de 95%.
Comparando esses dados ao levantamento anterior, realizado em julho, a taxa de aprovação teve um nível alto de 0,5 ponto percentual, enquanto a desaprovação subiu 0,9 ponto. Em números, isso significa que, atualmente, a aprovação está em 50,7%, contra os 50,2% registrados anteriormente. A desaprovação, por sua vez, passou de 44,9% para 45,8%, enquanto a taxa de indecisos caiu de 4,8% para 3,6%.
A pesquisa faz parte da iniciativa Latam Pulse, realizada pela AtlasIntel em parceria com a Bloomberg, e fornece dados mensais sobre o cenário político, social e econômico em cinco países da América Latina: Brasil, Argentina, Chile, Colômbia e México. A coleta de dados foi realizada entre os dias 10 e 14 de outubro, por meio de recrutamento digital aleatório, e contou com a participação de 2.371 brasileiros.
Esses resultados refletem a percepção atual da população sobre o governo de Lula, estabelecendo uma oscilação leve, mas positiva em relação aos números de julho. Como você vê o desempenho do presidente até agora?